A terceira geração do Kia Picanto está a chegar ao mercado nacional, com preços a partir de 11.720 euros da versão base. É a nova aposta para a base da oferta da marca sul-coreana e uma alternativa a modelos como o Hyundai i10, Opel Karl e aos Citroën C1, Peugeot 108 e Toyota Aygo.
Foi realizado com base numa plataforma inédita. Mantém o mesmo comprimento do seu antecessor (3,59 metros), mas a distância entre-eixos (2,4 metros) foi dilatada em 15 mm.
HABITÁCULO. A evolução da forma da carroçaria tem uma correspondência natural no habitáculo, mais apelativo e realizado com materiais com uma qualidade acima da média apresentada pelos concorrentes directos. Mas é pena que a coluna de direcção não seja regulável em profundidade, o que ajudaria a melhorar a posição de condução.
Qualquer dos motores estará disponível com uma caixa de velocidade automática, uma opção cujo preço varia entre 2.150 e 2.500 euros.
Lá mais para o final do ano será disponibilizado o novo 1.0 T-GDI, que, graças a um turbocompressor, debita 101 cv.
AO VOLANTE. Na apresentação do Kia Picanto apenas estava disponível o motor 1.0 MPi de 67 cv. Guiámos e gostamos, tanto mais que este bloco não é exactamente uma novidade. É ágil no meio do tráfego urbano, apesar da resposta ser algo preguiçosa abaixo das 1.800 rpm. Logicamente está muito mais à vontade na cidade do que em estrada onde é condicionado pela potência. Mas, mesmo assim, o consumo merece destaque: realizámos uma média na casa dos 6.0 litros/100 km num percurso de cidade e estrada. É um valor mais habitual nos motores diesel...
PREÇOS | ||
1.0 MPi | 67 cv LX | desde 11.720 € |
1.0 MPi | 67 cv EX | desde 12.420 € |
1.25 MPi | GT Line 84 cv | desde 14.170 € |
FICHA TÉCNICA | ||
Motor | 1.0 MPi | 1.25 MPi |
Cilindrada (cc) | 998 | 1248 |
Potência máxima (cv/rpm) | 67/5 500 | 84/6 000 |
Binário máximo (Nm/rpm) | 96/3 500 | 122/4 000 |
Velocidade máxima (km/h) | 161 | 173 |
0 a 100 km/h (s) | 14,3 | 12 |
Consumo médio (l/100 km) | 4,4 | 4,6 |
Emissões de CO2 (g/km) | 101 | 106 |